sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Desabafo

Duas questões que povoaram a minha cabeça essa semana. A primeira: de como eu lido com o quesito “problemas de saúde”. Quem conhece um pouco da minha história, lendo por aqui, deve saber que, há alguns anos, eu enfrentei com meu amor uma barra pesadíssima. Eu vivi situações, sinceramente, que eu não gostaria que ninguém vivesse. Acompanhar, dia a dia, o esvair-se de uma vida não é tarefa muito simples. Foram quase 2 anos, desde o primeiro diagnóstico, até o fim de tudo. E mesmo que eu fraquejasse por vezes, parecia que, a cada novo solavanco, surgiam em mim novas forças, muitas das quais vinham da própria esperança que ele tinha em nem sei o que.

Eu me acreditava forte. Sofri muito, uma dor que parecia esgarçar todos os cantos da alma, corroendo, dia a dia, um sonho que foi construído e vivido com tudo o de melhor que a vida havia me dado. A sensação era como se, durante anos eu tivesse construído um belíssimo castelo, com todos os requintes, detalhes e, a partir de um certo ponto, eu começasse a ver o castelo sendo demolido, lenta e regularmente, tijolo por tijolo, portas, janelas... Mas, eu assistia a tudo e, ainda assim, me sentia forte.

Quando, recentemente, comecei a ter alguns problemas com a minha saúde, eu me senti fraco pela primeira vez na vida. Uma sensação de impotência tão grande que me assustou. Eu pensei: então, quando o problema é comigo eu sou diferente. A minha angústia me dizia, eu pensei, que eu poderia ser “pau pra toda obra” desde que a obra estivesse fora de mim. Porque quando é comigo... Talvez os leitores mais atentos devam ter percebido, pelos posts anteriores, que eu não sei lidar com os problemas quando eu sou a “bola da vez”.

Três parágrafos e eu ainda não cheguei ao cerne da questão (rsrsrs). O fato é que, essa semana uma pessoa muito querida teve que enfrentar um problema de saúde. Infinitamente menor que o que acometeu o meu amor, anos atrás. Pois bem, no dia em que ele sofreu uma intervenção, nesse dia eu fiquei total e absolutamente atordoado! Até eu receber a primeira notícia de que tudo havia corrido bem (e isso foi no final da tarde) eu passei o dia me entupindo de café, meio abobado, a ponto das pessoas que trabalham comigo virem me perguntar se eu estava bem. E só existia uma frase que martelava a minha cabeça ininterruptamente: eu não sei se aguentaria tudo novamente!

A segunda questão: passado esse momento susto/bobeira/criancice (rsrsrs), me deparei com esse vídeo. Quem me conhece um pouco (hoje já repeti isso várias vezes... devo estar carente, precisando de alguém que me entenda!   rsrsrs) sabe que eu sou um “romântico à moda antiga”... do tipo que ainda manda flores... e gosta demais de receber também! Porém, eu acreditava que, com o avanço da idade, adentrando a maturidade (como detesto essa palavra! rs), os arroubos românticos deixariam de ter a leveza da juventude, passando a se tornarem patéticos. Ao ver esse vídeo, senhores, a minha sorte foi que a porta da minha sala estava fechada. Senão ia ter gente providenciando algum lencinho urgentemente pra mim.

10 comentários:

  1. Ô gente, vir nesse blog é sempre se deparar com o homem mais fofo deste mundo. Sobre a doença, Adriano, acho que o que vc precisa é de apoio, vc tá muito acostumado a enfrentar tudo sozinho, vc precisa poder pedir ajuda também e ter em quem confiar, algum ombro amigo sabe? Ofereço o meu.

    ResponderExcluir
  2. Adriano, eu te conheço ainda muito pouco mas sinto q temos uma forma muito semelhante de lidar com a vida e seus problemas ... O q posso lhe dizer é q percebo em vc uma fortaleza, q balança sim, mas sobrevive ... Pessoas como vc são ou tentam ser autossuficientes ... isto é bom mas tb é bom compartilhar os problemas com os outros ... sinta-se à vontade amigo ... Eu lido com problemas de sáude graves a quase 20 anos e que de 2 anos para cá foram reforçados por outro tão grave qto ... claro q no primeiro momento a gente acha q não vai dar conta ... mas os dias passam e tudo se encaixa e passamos a comandar nossas vidas com a energia vital q temos e com a razão que, nestas horas, devem assumir o controle de tudo ... fica bem querido e conte com o amigo aqui ...

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo sua historia e o que você tem pra contar. Acompanhando o Blog e que bonito o pedido lindo adorei! Não sei se vou aguentar esperar que alguem me peça em namoro mas creio que se eu tomar iniciativa farei algo do genero. E rosas? Nossa legal nunca recebi ;/ sera que é pq nunca dei? aiai rsrs Ate a proxima.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho dúvidas que seja uma fortaleza, mas até elas precisam de cuidado viu! Fico feliz que essa pessoa possa contar com tua amizade e carinho, com certeza isso foi muito bom para ela e torço para que daqui para frente você tenha muitos momentos bons no teu caminho.

    E quando precisar pode contar comigo também!!! Quanto ao video, eu ja o conhecia, uma pessoa querida me alegrou o dia com ele. Como você bem disse, é de encher os olhos!!!

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Muito emocionante o vídeo. Até o fato de vc ter ficado "meio abobado" e ser um "romântico a moda antiga", é emocionante. Deve ser uma pessoa muito importante.
    Quanto aos lencinhos, mantenha alguns na gaveta, quem sabe do amanhã não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Meu querido, sofremos muito com estes problemas que nos atingem, mesmo de forma indireta se tornam diretas e conviver com isto apesar de ser como vc citou : Sentir desmoronar aos poucos, é também oportunidade para crescermos intimamente e saber lidar com tais fatos! Mas creia que nunca estará sozinho, já tive problemas sérios de saúde e me senti "fora do mundo", foram momentos que sentia o coração bater tão apressado e triste que pensei não ter forças para resistir, mas graças a Deus tudo foi contornado, com muito tempo e paciência! Tenho meus problemas emocionais sim, afinal quem não os tem não é verdade? Mas mesmo estes são terríveis pois doem na alma e não há remédio; O "não estar sozinho" é fator mais que pertinente para conseguirmos elevar a nossa fortaleza de uma forma melhor, pois a temos e nem desconfiamos o quanto ela é forte mas, dividir é muito importante, nos sentimos "acolhidos" carinhosamente e isso é sim um forte remédio! Também sou um romântico à moda antiga e entendo perfeitamente como é esta sensibilidade, tão sutil e preciosa!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  7. Por mais que as vezes tudo pareça estar desmoronando não desista você é uma fortaleza que fica mais forte sempre que alguém entra aqui neste seu espaço e comove, chora e torce pela sua felicidade. Você é especial e amo suas postagens, seus vídeos alguns deles já até conhecia mas os vejo aqui com uma nova emoção. Continue firme saiba que todo dia é especial, que as batalhas que vivenciámos a cada dia é para que nós possamos aprender a ser uma pessoa melhor. E que o dia de amanhã nascerá lindo e esperando apenas seu sorriso para ele ficar perfeito.

    ResponderExcluir
  8. O que posso dizer? Ver-se doente e sozinho é complicado...não digo estar totalmente sozinho, tendo-se amigos e familiares, mas sozinho no sentido de não se ter "aquela pessoa" pra te acompanhar, te dar um colo, cuidar. Ser forte por alguém não nos habilita à sermos fores por nós mesmos. Certamente os fatos passados tiveram grande impacto em como vc encara os fatos presentes, onde os problemas maiores talvez nem sejam os de saúde, mas o fato de que agora aquela pessoa que vc cuidou não está mais aqui para cuidar de vc, agora que precisa. É um duro aprendizado, talvez injusto, mas quem somos nós para questionar o que o destino nos reserva, acreditando-se ou não nele? O que se pode fazer é olhar para frente e manter a esperança.

    ResponderExcluir
  9. seu texto é lindo, cheio de amor e emoção, e por mais que esteja relacionado ao sofrimento e as perdas vc me mostrou como conviver, duramente, com isto. E como o vídeo que vc escolheu é um momento de esperança e começo de uma coisa nova, eu acho que talvez isto ainda esteja em seu coração!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se é o seu caso, mas é o meu, e procuro mudar isso. Paga-se um preço muito auto por se pensar que se pode ser autosuficiente. Somos todos humanos. Simples assim.
    Beijos

    ResponderExcluir