segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sobre comentários

Eu estou tão relapso com meu bloguinho! Não apenas com ele, mas principalmente com todos vocês que passam por aqui, sempre com palavras de carinho e de incentivo. As coisas continuam embaralhadas na minha vida, não consegui arranjar uns dias de férias (quem sabe no próximo mês, ou no final do ano!), ainda às voltas com alguns problemas de saúde. Tratando de me estabilizar, vou sobrevivendo...

Não sei se já falei, mas essa experiência de ter um blog me trouxe uma sensação que eu não acreditava existir. Mesmo sem conseguir defini-la corretamente, é uma sensação que surge ao ler os comentários que vocês deixam por aqui. Generosidade? Disposição para escutar? Vontade de compartilhar um momento, com o único intuito de nos dirigir, mais que palavras, energias positivas? E nem importa se é uma linha, ou se são várias. Ou se as palavras querem brincar, ou construir uma crítica. Nada importa, diante do fato de alguém, que não nos conhece, reservar um tempo que é seu para se predispor a estar em nossa sintonia. Eu acho isso tão importante! Vocês nem podem imaginar quanto! Até mais do que o fato de eu ter escrito, que só depende da minha vontade. É maravilhoso!

Isso posto (rs), imaginem o que eu senti hoje ao abrir o email do blog e me deparar com mais de 30 mensagens de alguém que se predispôs a ler, meticulosamente, todos os posts do meu blog! Na hora fiquei até um pouco estático. Isso existe? Tamanha generosidade e disposição de ler e comentar o que alguém que não conhecemos escreveu! Então, resolvi percorrer também, tudo o que já escrevi, post por post, todos os comentários. Como descrever o sentimento que se instalou em mim ao ter “em minha frente” alguém de tamanho espírito de doação, com o único objetivo de me “ouvir” por algum tempo?! E, em todos os seus comentários, eu aprendendo um pouco mais de mim mesmo. Não encontro palavras que possam descrever o que eu senti.

Eu sempre digo que valorizo demais os pequenos fatos da vida. Por mais simples que sejam, eles são os que conseguem, num trabalho de formiguinha, nos impulsionar, nos mover, nos retirar de momentos de estagnação. Quanto vale um “Bom dia!”, acompanhado de um sorriso sincero no rosto? Quanto vale um comentário como esse: “Difícil enxergar ‘um sujeito pleno’, quando na verdade todos nós só temos acesso a recortes, fragmentos. É o nosso jeito de nos mostrar para o mundo e perceber o mundo: nos reduzimos e reduzimos as coisas de sua complexidade e transformamos cada um desses universos em objetos...”

Concordo plenamente! Somos um amontoado de recortes, de pequenos pedaços de história. Em alguns pedaços somos felizes, em outros nem tanto. Ninguém é pleno e, talvez, nem é suposto sermos, posto que a vida perderia a graça se, em algum momento, houvéssemos alcançado a plenitude. Porém eu penso que pode existir um fio que dê coesão aos fragmentos do mundo que somos, restaurando, mesmo que por um breve momento, a complexidade primordial e inalcançável. Talvez o nome desse fio seja solidariedade. Talvez seja compaixão. Talvez afeto desinteressado. Importa o nome?

Obrigado a todos vocês que me acompanham. Obrigado, Leão





8 comentários:

  1. Adriano este não é apenas seu bloguinho, é uma parte imensa de sua vida que você nos mostra sempre que vem um novo post. Sou grato por ter encontrato este blog em minhas buscas por novas histórias de vida. Sua paixão, sua força o seu amor é algo que inspira e instiga a todos que por aqui passa. Eu me sinto como um amigo distante que sente suas dores e suas alegrias, sempre desejando que você tenha sabedoria para encontrar a felicidade e o consolo que tanto nos necessitamos. Felicidades sempre meu amigo

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca gostei de falar sobre mim, de fato ainda não gosto muito, talvez isso reflita no ar "enevoado" do meu blogue, por isso a ideia de alguma forma de diário sempre me foi estranha. Lá trás, quando eu precisei... eu nem me lembro como, mas achei um blogue, ele me foi uma mão estendida na época. Depois de alguns ensaios, lá estava eu... e assim, nascia o Blogue do TIn Man, Latinha... já foi o apelido que eu ganhei de um leitor que depois viraria amigo.

    Apesar de vermos recortes, eu sempre achei que o blogue nos permite conhecer a essência das pessoas, e isso é muito bacana... Alguns mais enevoados, outros mais as claras, mas no final, cada um de nós oferece a chance de sermos vistos... quem bom que alguns consegue nos ver!!!

    Já pensei em deixar o blogue, eu confesso, mas se o tivesse feito... provavelmente teria perdido a chance de conhecer alguém me encantou!

    Abração! Espero que esteja bem!!!

    ResponderExcluir
  3. num cham seu blog de "bloguinho", ele vai ficar triste! Os comentarios, a interação entre as pessoas são mágicos! abs

    ResponderExcluir
  4. Querido! sei bem o que é sentir isto ... minha experiência em BlogsVille só me trouxe presentes assim ...

    Isto é uma preciosidade: "“Difícil enxergar ‘um sujeito pleno’, quando na verdade todos nós só temos acesso a recortes, fragmentos. É o nosso jeito de nos mostrar para o mundo e perceber o mundo: nos reduzimos e reduzimos as coisas de sua complexidade e transformamos cada um desses universos em objetos...” ... guardei ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. O Bacana do blog é este contato que se torna boas amizades.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ah, querido, esse Leão é uma das pessoas mais especiais desta blogosfera. Um maravilhoso amigo.

    ResponderExcluir
  7. Tô sem graça... hehehe

    Eu havia prometido que, assim que tivesse tempo leria seu blog, né?? promessa é dívida. bastou-me um pouco de tempo livre... hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Este espaço virtual que chamamos de blogosfera é uma espécie preciosa entra as redes sociais. De um lado, tem o menor alcance (p. ex. enquanto tenho 1486 "amigos" no facebook, são 37 que marcaram o meu blog), mas aqui o clima é de serenidade, reflexão, desabafo, partilha... Ainda que abordemos alguns assuntos polêmicos, não há agitação e banalidade. Já tive outro blog e, em um momento de "crise existencial", apaguei tudo. Até hoje me arrependo. Já abandonei o meu blog atual por longos meses, mas ele sobreviveu, justamente devido às minhas visitas em outros lugares da blogosfera, encontrados geralmente por acaso. Por isso - além de parabeniza-lo - quero deixar aqui os meus votos de perseverança e inspiração para que você continue escrevendo. Grande abraço!

    ResponderExcluir