sábado, 5 de outubro de 2013

Recaída


Eu amo a minha casa! Ela é exatamente do jeito que sempre sonhei. É o lugar em que me sinto acolhido, repleto de memória em cada objeto, em cada detalhe, ao qual imprimi a minha “marca”. Eu posso dizer que, mesmo na total escuridão, eu consigo saber onde está qualquer coisa. Pelo tato, pelo cheiro, ou mesmo pela intuição, quando a memória falha em suas sensibilidades. Aqui eu passei os grandes momentos da minha vida. Os mais alegres e os mais tristes. Fora eu próprio, ela é a única testemunha das minhas dores, dos meus gozos, da minha história de amor.

Quando, depois de quase 3 anos em que nos conhecemos, ele finalmente se mudou pra cá, ao oferecer a ele a minha vida, concretamente eu abri esse espaço, que era só meu, num ato repleto de simbologia. Eu não apenas estava iniciando o compartilhamento dos meus sentimentos. Eu abria o meu corpo/casa pra ele! Eu propunha dissolver as lembranças, que eram apenas minhas, para que pudéssemos, num novo exercício de vida, refazer, uma a uma, em novas lembranças, agora de nós dois. E conseguimos! Hoje eu sei que tudo aqui não é mais apenas parte da minha memória, mas da nossa.

Eu não acredito (ao menos no “formato” em que é apresentado usualmente) em espíritos. Eu tendo a crer que, após a nossa morte, essa coisa imaterial que trazemos atrelada a nossos corpos (alma, espírito, força vital, o que seja), retorne ao seu “meio primordial”. Acho muito egocêntrico crer que o nosso espírito continue, após a morte física, carregando a nossa individualidade. Sei que esse assunto é complexo demais, nem é minha intenção discutir aqui sobre isso. E sei também que é uma questão de fé. Entendo que, para além da morte física, o que sobrevive são as memórias e a história em nossa consciência. E é justamente pela consciência, que a morte não consegue destruir, que continuamos unidos, agora pela consciência ampliada do ser.

Esta semana, por duas vezes acordei de madrugada. Perdi o sono. Pra quem acorda todo dia por volta das 5:30 e costuma dormir nem tão cedo assim (perto das 24 hrs), acabar se perdendo, com menos de 3 horas de sono, é complicado! E, como era cedo demais pra ir pro trabalho (rs) me vi em algumas divagações, cujo resumo acabei de escrever aqui pra vocês. Sozinho, num silêncio “ensurdecedor”, percorrendo com o meu olhar todas as minhas coisas e com a minha mente toda a nossa história, eu me senti como que aprisionado. Como se sentir preso num lugar que se ama tanto? Pois foi exatamente o que eu senti, nessas minhas crises de insônia.

Seria o momento de, num lance de arrojo, refazer tudo? Mudar daqui, começar a construir outro lugar, outra casa, outros objetos, outro espaço. Ou será isso inútil, visto que a essência do que fomos e vivemos está tão agregada a mim que não há como fugir disso? Será que, num novo espaço, a presença que tenho dele em mim conseguirá ser apenas uma memória sem dor?   


12 comentários:

  1. Não acho que vc deve mudar de casa, só trazer novas lembranças pra sua casa, fotos novas, lembranças de viagens, amigos, um novo amor, arejar sabe? Somente isso, abra as portas da sua casa para o novo.

    ResponderExcluir
  2. A lembrança dele sempre estará com você e não importa onde você estiver ela estará lá, dentro do seu coração. Pois o que vocês viveram foi um grande amor, mas você não deve se sentir aprisionado pois o amor da liberdade e você apenas precisa resistir as tristes lembranças e deixar as boas sobressaírem para que você consiga seguir em frente, sabendo que não importa o que há do outro lado da vida ele sempre estará torcendo para que você vença e consiga ter novamente a felicidade brilhando em teus olhos. E se vc novamente perder o sono saiba que o último instante da madrugada é aquele que puxa a manhã pelo braço e esta manhã bonita e ensolarada nascerá para vc desde que vc resista e queira alcançar a consolação e felicidade que tanto necessita. Fica bem e em paz a lembrança dele está no seu coração e a vida está em sua volta basta ser feliz.

    ResponderExcluir
  3. A sua história foi construída de forma linda, detalhada... o seu espaço se tornou um só quando presença física e, agora continua em forma de lembranças! O que foi vivenciado por vocês está marcado na alma e para onde quer que você vá, tudo isto está "gravado" em você! E como é gostoso poder estar no seu cantinho, que conhece tão bem e ter a satisfação de poder dizer : Aqui eu vivi, vivo, construí muitas coisas e ainda irei construir muitas outras! O espaço a ser aberto é o seu interior, o pilar que o sustenta é material mas tem um respaldo todo especial, de sentimentos e momentos!
    Um grande abraço meu querido :)

    ResponderExcluir
  4. Situação complicada, visto que tudo representa lembranças...
    De fato penso que o melhor é refazer tudo, começar do zero na intenção de amenizar a dor, portanto nem sempre isto é possível, afinal gera um gasto "um pouco desnecessário", então, o jeito é realizar algumas mudanças na decoração, posição dos móveis, enfim, principalmente reaprender a conviver com as lembranças.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. "Para além da morte física, o que sobrevive são as memórias e a história em nossa consciência. E é justamente pela consciência, que a morte não consegue destruir, que continuamos unidos, agora pela consciência ampliada do ser."

    Isto é perfeito ... eu não mudaria de casa por mudar, justamente pela reflexão acima... de nada adiantaria ... a questão é o tempo mesmo ... deixar as coisas assentarem-se e com perseverança construir uma nova história, complementar à primeira ... seja ela compartilhada e em dueto, seja ela em um solo magnífico.

    Post magnificamente lindo e comovente ...

    Beijão e fica bem ...

    ResponderExcluir
  6. Sabe tio, isso sempre foi uma coisa que quis te perguntar mas ficava receoso. Não quero ser inconveniente. Como você consegue viver em uma casa que te traz tanta lembrança ruim. Eu sei que tem lembrança muito boas, como você mesmo disse. Porém, não sei se eu seria tão forte para dormir em uma cama que foi quase leito de morte de alguém que eu tenha amado fortemente. Banheiro, sofá, sala, cadeiras, mesa, tudo pode resgatar algo pesado, muito penoso.
    Desculpa usar esses termos, mas é realmente algo quase impossível para eu pensar em viver em um local assim. Você é muito forte, eu não.
    Se você acha que deve mudar então faça. Não é saudável viver em um ambiente que vez ou outra te aflige de alguma forma.
    abraços!

    ResponderExcluir
  7. Mudar ou não de casa é um detalhe que não mudará muita coisa, mas não deve ser descartado, como nenhuma mudança deve ser desprezada. O segredo seja superação, deixar ali, no seu íntimo, como parte de você, que sempre será, mas continuar a vida, não mais como lembranças, mas como parte de um novo eu, feliz e seguindo em frente. Ajuda, nessas horas, imaginar que não só ele está ali com você como lhe dizendo o que gostaria que você fizesse, como gostaria que você visse o passado de vocês. Seguir em frente.
    Esses momentos, acho, sempre farão parte de sua vida, porque ele fez, faz e fará sempre parte de sua vida!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Não vou comentar nada....pois nada que eu fale será suficiente para elogiar/comentar esse texto...só me arrisco a dizer que...chorei ao ler...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano...obrigado você pelo comentário no meu blog.
    Eu sou mais de ler os blogs e de pouco comentar, mas isso não quer dizer que as vezes, deixo as coisas bem registradas, para os que valem a pena...

    Estive pensando esses dias em teu texto, que é muito lindo e cheio de sentimentos fortes.
    Sua casa, seu espaço, qualquer espaço que nos pertença, carrega sim muitos sentimentos, ele é nosso, nossa fortaleza, o lugar que nos refugiamos, seja para descansar, se esconder ou ser visto pelos milhares de amigos que ali deixamos entrar, não importa, assim como não importa o tamanho ou local que seja, se ele é nosso, só nosso, ele vai sim, sempre, representar tudo que é importante para a nossa vida.
    Neste teu caso, a casa que antes era só sua, que era seu espaço sagrado, teve a sua permissão para se tornar um espaço sagrado de vocês, e ficou carregada dessa energia maravilhosa que foi essa relação, e, esquecendo momentaneamente as coisas ruins, se fixando nas 'lembranças boas', posso lhe dizer que esse espaço transpira uma energia feliz.
    Isso tudo é mágico, é espetacular, mas por vezes pode também representar um peso em nossa vida, um peso no sentido de acharmos que nunca mais seremos ou teremos aquela felicidade, e ao acessar essas lembranças, essa memória que ficou tanto no espaço, quanto em sua mente, você pode começar a ficar angustiado, que me parece com o que está te acontecendo...

    Do mesmo jeito que você construiu esse espaço, mobiliou, e lá dentro colocou as tuas lembranças, se você precisar "demoli-lo", vá em frente, se isso te faz melhor, faça, pois do mesmo jeito que se fez da primeira fez, acontecerá novamente. Não se prenda apenas a algo, ao passado ou a alguém, achando que isso será eterno, que será para sempre, a vida continua, o mundo gira, e na forma lírica, a vida é feita de ciclos, que se iniciam e terminam quando menos esperamos, tanto para as coisas ruins, quanto para as boas; o que nos resta é apenas saber aproveitar esses ciclos, tirando deles o máximo de aprendizado.

    Não se prenda a sua casa, se você acha que deve começar algo novo. Não se prenda aos sentimentos ruins, como se eles fossem os únicos que te pertencem. Prenda-se sim aos sentimentos bons, aos momentos únicos e felizes, aos momentos de paixão que vocês viveram tanto na tua casa quanto em qualquer outro espaço, e leve isso sempre contigo, para onde for, seja em uma nova casa, ou seja ai mesmo, dentro da tua velha "nova" casa.

    Eu gosto de pensar, que as vezes é preciso afundar para ver melhor a superfície... Então, recaída, não é sinal de fraqueza, e sim de que você ainda é vivo, e tem muito chão pela frente para trilhar por essa vida, seja por caminhos retos ou sinuosos.

    Me desculpe se o comentário foi extenso...mas é como lhe disse, posso comentar bem pouco, mas sei em qual comentar.

    Abraços....estou sempre passando por aqui....silenciosamente...hehe.

    ResponderExcluir
  10. O blog eh excelente. O post aí encima também.

    Hoje foi a primeira vez que acesso aqui. E gostei. Sinceramente.

    Força , Fé e Bola Pra Frente

    ResponderExcluir
  11. excelente post, eu tb já passeipela experiencia de abrir a casa para o outro e...foi bom durante muito tempo! mas acabou! e me magoeei por ser preciptado! te desejo sorte e nenhuma decepção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o parceiro , ao qual ele se refere no post, faleceu .
      Não se trata de Game over.

      Excluir