sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ponte Aérea e Outras Pontes



Do jeito que as coisas estão caminhando por aqui, em breve inaugurarei uma ponte aérea GRU-MIA. Depois de uns 10 dias de intensa discussão sobre o novo organograma da empresa, que será posto em prática a partir da próxima segunda-feira, dentre algumas modificações que se faziam necessárias, eu passo a me reportar apenas ao “big boss” lá da matriz. Lado positivo: assumo efetivamente a clássica posição de controller. Lado negativo: se deixo de ser “cachorro de 2 donos”, passaremos, no entanto, a ter 2 linhas de comando dentro da empresa... uma operacional, via vice-presidência administrativa e outra, financeira, via essa pessoa que vos escreve! (rs). Só o tempo irá dizer se isso irá resultar em conflitos insuperáveis. Espero que não!

Ontem fiz uma nova visita a meu “japa” predileto... aparentemente tudo está nos “conformes” em relação aos meus olhos. Continuando em estágio de observações, o que implica em que ainda farei mais visitas ao senhor de olhos puxados, cujo passatempo comigo é fazer os meus ficarem cada vez mais “arregalados”... seria sádico, se não fosse científico! (rs) E como tudo tem seu lado positivo, nesse caso, sempre que faço uma dessas visitinhas, acabo ficando (forçosamente, mas com gosto!) de molho no dia seguinte. E aqui estou, pensando em como tudo será a partir de segunda...

Um dos meus amigos, comentando sobre esse assunto do novo esquema do trabalho, disse que, sejam quais forem as consequências, eu terei, de fato mais poder... muito poder, segundo ele! Tenho pensado muito nisso e, sinceramente, não sei se é bom. Não sou o tipo de pessoa que acredita existir bons e maus atos, boas e más pessoas. Tudo sempre depende das circunstâncias, do contexto em que as coisas acontecem. Mesmo o senso de justiça, que é um dos ideais que prezo muito, não deixa de ter sua parcela de relatividade. Sendo assim, pensando assim, sei que ter mais poder me obrigará a ficar muito mais atento ao que faço e decido, pois, se eu proceder de forma inadequada, mais pessoas sentirão as consequências dessa minha ação. É isso que não sei se gosto (e que me incomoda!)... ou mesmo, se serei capaz de exercer esse poder o mais suave e criteriosamente possível.

Outro fato que esse amigo salientou (e que já estou começando a perceber, mesmo que eu já imaginasse que fosse acontecer), refere-se à mudança de postura das pessoas em relação a mim. Alguns, que antes eram mais distantes, ou não se davam ao trabalho de serem próximos, começam a tentar se aproximar. Interesse? Muito provavelmente... E outros, ao contrário, que eram mais “chegados”, tendem a ficar um pouco mais distantes. Receosos? Muito provavelmente. Penso que tenho que tomar mais cuidado com os primeiros, os “amigos de primeira hora” (especialmente quando essa primeira hora coincide com o meu ganho de poder), que podem ansiar por participar desse meu poder. Evito, por enquanto, usar o conceito exato, sob o qual muitos se encaixariam... “puxa-saco” é muito agressivo, concordam? (rs)

Em relação aos segundos, que sempre agiram comigo, desde sempre, do mesmo modo, com o mesmo respeito e que agora, talvez por mais respeito ainda, tendem a se afastar, demonstrando que me dão “espaço”, a esses espero dar mais valor ainda! Se já os admirava por deverem lealdade a mim, nas boas e nem tão boas horas, não será agora que os decepcionarei. Na verdade, será neles que pensarei, duzentas vezes se for necessário, antes de fazer qualquer coisa que os prejudique.

Como equilibrar tudo isso? Que pontes devem ser conservadas e quais deverão (se inexorável for) ser detonadas? O poder tem um certo gosto amargo...

8 comentários:

  1. Sim , o poder tem um certo gosto amargo meu caro ... eu exerci isto em minha vida profissional [hoje já gozando de merecidas férias eternas ... rs] e sempre busquei este equilíbrio ... a fórmula mais adequada q encontrei foi agir por intuição ... nunca busquei relacionar com os subordinados movido pela razão ... a razão ficava só mesmo para a tomada de decisões, fosse com quem fosse ...
    Relaxe e toque o barco ... tudo funconará bem e vc aos poucos se dará conta disto e saberá exercer tudo com sabedoria ...

    Boa sorte e sucesso

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. ai que bom que seus olhos estão melhores.
    fico muito feliz em te ver com saúde.
    sobre o trabalho, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades não é?
    então cuidado!

    ResponderExcluir
  3. Reza a lenda, segundo Mamãe Latinha, que nada acontece para nosso "mal"... e tenho certeza que mais do que o bom senso para saber conduzir as coisas, no que depender de você esse poder vai ser exercido de uma maneira muito tranquila.

    Bom saber que tudo está bem com a tua saúde e que "ganhou um dia de descanso"!.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. As respostas eu não sei, mas vou te mandar o currículo da cara-metade já já!

    ResponderExcluir
  5. Eu também já estive num papel que me deu um pouco de poder que antes eu não tinha e confesso que não foi nada legal... Prefiro ficar onde estou agora!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela nova oportunidade de trabalho! desejo muito sucesso! e não se preocupe com o PODER, ele só corrompe os que já estão corrompidos! abs!

    ResponderExcluir
  7. Dia 17/09 chego a Sampa e fou ficar no Ibis no Centro, até o dia 23/09. Se puderem e toparem um café ou uma cerveja em uma "padoka" podemos marcar. Convite estensivo a todos os amigos de SP, em particular ao Edu, Mau, Lucas, Humberto, José Antônio, Homem Pai e Adriano Só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em princípio está definido o degustar dos quitutes portugueses na Casa Matilde no sábado à tarde ... meu fone é 31 9615-9293 tb Whatsapp ... Skype: bratzbh@utlook.com ... e-mail paulobraccini@globo.com ... confirmamos horário.

      Beijão

      Excluir