domingo, 17 de agosto de 2014

Tempo Que Voa

Acredito que todos nós já pensamos (ou sentimos) que o tempo que vivenciamos hoje é muito mais rápido que o tempo de nossa infância. Um amigo, que é psicólogo, certa vez explicou que isso, essa sensação (que, por vezes, se atribui exclusivamente à velocidade atual da tecnologia e da informação) se deve muito mais à transformação de nossas vidas numa sequência de hábitos cotidianos. Desse ponto de vista, o hábito (tudo o que fazemos, quase de forma automática... acordar, tomar banho, café da manhã, ir pro trabalho, etc.) tende a enfraquecer o nosso “senso do tempo”. Agimos, como ele falou, em um nível de “sonolência” (que eu interpretei como quase inconsciência dos fatos), muito diferente de quando éramos crianças e o mundo, ou ao menos praticamente quase tudo no mundo, constituía uma novidade, experiências novas.

De onde se pode concluir que, uma intercalação de “novos hábitos”em nossas rotinas seria uma forma de manter nossas vidas com mais “vivacidade”, um meio de refrescar a nossa sensação de tempo, de obter um rejuvenescimento, e com isso, a revolução da nossa sensação da vida em geral. Olha, concordo absolutamente com tudo isso! Especialmente porque, nesse período da minha vida, quando finalmente vou pra cama no final do dia, tenho a nítida sensação que acabei de acordar há menos de 1 hora! (rs) É inevitável que se pense: afinal, de que vale tudo isso?

O meu único consolo (se é que posso chamar assim) é que, como estou cansado demais desses dias de mais de 12 horas de trabalho, nem sofro tanto por sentir o vazio em que se transformou meu quarto e minha cama. Então, quando, ao deitar, sinto a falta imensa de um corpo conhecido ao lado do meu... um cheiro conhecido (que não o meu), uma voz suave (que não a minha), a sussurrar “bons sonhos!”, voz que vem de uma boca próxima, tão próxima que se consegue sentir o hálito... quando essa falta, essa ausência irreparável, ameaça tomar conta de tudo, rapidamente adormeço.

Por que mesmo estou vivendo assim? Sinceramente, não sei! Sei apenas que, construir um lindo pomar, sem ter com quem repartir as frutas, acaba por aprofundar o sem sentido que há muito tempo me envolve por inteiro...

“Did you see the light in my heart?
Did you see the sweat on my brow?
Did you see the fear in my heart?
Did you see me bleeding out?”


9 comentários:

  1. bem, eu ainda aposto que vc está vivendo assim pra fugir de sua solidão.
    trabalhando 12 horas são 12 horas sem você pensar nisso, não é?

    ResponderExcluir
  2. Uma vez, conversando com um professor durante o almoço, no refeitório da FEA por sinal, ele fez uma explicação sobre essa questão do tempo... segundo ele, quando eramos "menores", um ano representava uma grande parcela de tempo em relação ao total de anos vividos por nós. Hoje, 1 ano é uma parcela bem menor, assim assistimos, ou somos atropelados, pela passagem do tempo.

    De perspectivas diferentes... talvez estejamos olhando o mesmo pomar...

    Grande Abraço, Grande Semana.

    ResponderExcluir
  3. Olha... Tem dias que eu agradeço pelo tempo voar. Me sinto como se eu fosse alguém que tivesse a missão de suportar os dias e a cada dia "vencido", eis que estou mais próximo do meu objetivo, eis uma pequena vitória, uma batalha ganha nessa guerra!

    ResponderExcluir
  4. "De onde se pode concluir que, uma intercalação de “novos hábitos”em nossas rotinas seria uma forma de manter nossas vidas com mais “vivacidade”, um meio de refrescar a nossa sensação de tempo, de obter um rejuvenescimento, e com isso, a revolução da nossa sensação da vida em geral"
    Já há algum tempo assumi para minha vida este princípio pois padecia desta incômoda situação de não mais ver o tempo passar ... definitivamente funciona e torna as coisas muito mais prazerosas ...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Uau ... Pena q só vi seu coment. aqui agora ... Mas em setembro, entre 17 e 23 estarei novamente aí em SP ... Vamos agitar mais este encontro ... Já fica o convite para o Edu, Luiz Carlos, José Antônio, Pai Gay, vc (claro) e quem mais desejar e q eu tenha esquecido ...

      Beijão

      Excluir
  6. Ótimo texto como sempre meu querido.
    Estou meio sumido...sem escrever por um tempo...e assim ficarei por mais um tempo...

    Bjs. Se cuida.

    ResponderExcluir
  7. sempre otimos textos! que reflexão! engraçado, acho que eu sou tão insdisciplinado e pouco rotineiro que nem sinto o tempo passar... só de vez quem ando tomo uns SUSTOS! fiz 50! já é 2015

    ResponderExcluir