segunda-feira, 5 de agosto de 2013

De braços abertos

Sexta-feira, como não poderia deixar de ser, foi um dia pesadíssimo! Logo cedo comuniquei sobre a demissão dos 2 funcionários. Achei que meio eles esperavam, aparentemente não houve surpresa. Ficaram tristes, é óbvio, mas sentiram que, do meu jeito, eu fiz algo muito bom por eles. Daqui a pouco eu conto.

Na parte da tarde, foi o império do silêncio. Muito complicado... os rapazes arrumando as coisas, passando as pendências para o supervisor, as despedidas. Eu tinha que fazer alguma coisa pra levantar o astral do povo, rapidinho. Essas coisas temos que resolver de pronto, para colocar nos trilhos, senão... Marquei uma reunião com todo mundo, supervisores, funcionários, estagiários, pra hoje logo cedo. Um outro gerente com quem conversei a respeito achou arriscado. Mas eu gosto de riscos e, novamente, acho que minha intuição estava correta.

Hoje cedo fomos para uma sala de treinamento (somos em 27, comigo), sentamos em círculo e a única questão que deixei para quem quisesse se manifestar foi: o que você está sentindo? No começo, timidamente, as meninas (como sempre, elas parecem ter mais coragem) esboçaram ideias que giravam em torno de tristeza, mas com entendimento. Aos poucos os supervisores (eu tenho 3) falaram sobre espírito de equipe (gosto muito disso). Ao final todos estavam se sentindo mais à vontade, inclusive os estagiários (eu tenho 3 também), que sempre são os que ficam com “um pé atrás” diante desses fatos. Ah, eu não havia comunicado que um deles seria efetivado. Achei que poderia ser interessante pegar todos, inclusive o “escolhido”, no “susto”. (rsrsrs)

Depois que todos já haviam se colocado, resolvi falar um pouco. Tomei fôlego, abri meu coração e deixei que as palavras saíssem seguindo os meus sentimentos. Comecei falando que eu havia conseguido encaixar os dois funcionários demitidos num programa de recolocação que temos com uma consultoria (é muito bacana isso e, como esse programa é destinado apenas aos supervisores e graus acima, eu batalhei junto com o controller pra poder estender a eles), depois, nem lembro direito, (rs) acho que devo ter falado alguma coisa tocante, pois o olhar deles parecia emocionado. No fim falei da efetivação do Leonardo, que quase teve um treco! (rsrsrs). Vocês nem podem imaginar a cena!

Ele ficou tão sem jeito, mas foi tão lindo que os outros 2 estagiários logo foram abraçá-lo. De repente, do nada, eles vieram pro meu lado e me abraçaram... nossa! Foi contagiante! Quando dei conta éramos um bloco de pessoas, todas abraçadas, eu no meio, formando um “corpo” único, unidos, sem palavras, num abraço. Eu tive que me segurar nem sei onde, pois já tinha gente querendo chorar. Olha, que catarse! Fomos o assunto do dia na empresa. (rsrsrs)

Ao escrever agora, fiquei pensando como é bonito e significativo um abraço. Ao abrirmos nossos braços pra acolher alguém, nos despojamos, nos desarmamos, fora o lance de deixar os corações se aproximarem. E como eu tenho recebido aqui muitos abraços de vocês, que nem me conhecem, e sempre tem palavras tão carinhosas comigo, resolvi, através dessa música (sempre que a ouço me emociono muito!), abrir os meus braços para todos vocês. Tenham certeza que eu desejo, para os sozinhos, que encontrem alguém e para os que já encontraram que saibam viver plenamente essa coisa tão linda que é se dar a uma pessoa.


12 comentários:

  1. gente, quero um chefe como vc.
    como alguém pode ter um coração tão lindo gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto (rs). Como eu já te disse, todo mundo tem um lado B.

      Excluir
    2. Querido, se vc tem um lado b, ele só tem uma múica, no máximo!

      Excluir
  2. Braços abertos para corações partidos. Lindo tudo isso!
    Você, certamente, é um homem que faz uma grande e positiva diferença na vida de muitas pessoas.
    Seus colegas [de trabalho] devem sentir isso!
    Parabéns!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento, meu amigo. Nem sempre é possível, mas eu procuro fazer a minha parte.

      Excluir
  3. Eu quero um chefe assim [2]!
    E pretendo ser um chefe como você algum dia. Adorei a parte do estagiário ser efetivado. Eu esperava tanto por isso no final do meu estágio e infelizmente não veio, fique deprimido hehe! Mas como dizem: há males que vem para o bem. A empresa não era muito boa para se trabalhar.
    Espero que as coisas deem certo para os funcionários demitidos e que eles tirem proveito dessa segunda oportunidade que você conseguiu para eles.
    Parabéns por ser um cara bacana. Quero ser seu amigo algum dia tio hehehe.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí a pessoa me elogia, fala que pretende seguir o meu exemplo e no fim me chama de “tio”! Fui pra lama... literalmente! (rsrsrs)

      Excluir
  4. Eu quero um chefe assim [3]!
    Só posso dizer que já vi pessoas serem demitidas sem um mínimo de consideração, apenas para serem substituídas por outras que ganhariam menos. Já perdi colegas queridos e competentes por causa de "chefes" sem a menor noção de humanidade e um mínimo de bom senso, descartando completamente um "patrimônio intelectual" valioso em troca de uma parca economia na folha. Infelizmente creio que isso seja muito comum, então é reconfortante ver que existem realidades diferentes. Lugares onde as pessoas tem chance de crescer e serem valorizadas, não só na parte financeira, como também como profissionais e seres humanos com necessidades emocionais complexas. Às vezes, um simples elogio pode servir de combustível para um dia de trabalho, como as famigeradas segundas que tanto nos atormentam. Parabéns pela bela postura profissional e humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, eu acho que podemos ser absolutamente profissionais sem esquecer que somos humanos. É fundamental não perdermos de vista que cada pessoa sempre tem seus valores, sua dignidade. E que somos iguais.

      Excluir
  5. O que?! Eu fui efetivado?! kkk
    Bom, quando eu não estou na "função" dos tijolos amarelos, eu ando pelo mundo com a alcunha de "Léo" também [kkk]... Ter uma equipe não é fácil, e ser um "Chefe" é bem mais do que ter conhecimento, parabéns pela tua sensibilidade e respeito com eles.

    Algumas coisas são inevitáveis, mas elas não precisam ser sempre ruins, né?!

    Eu já tive bons chefes, atualmente, que eu voltei a ser um mero mortal, tenho sofrido nas mãos de "Chefe-Fracos"... e tenho pago pelo o que eles acreditam que eu possa vir a fazer. Mas, faz parte... ;-)

    Olha... abraçar é uma daquelas coisas que eu uso com moderação, eu confesso. Receber alguém entre meus braços é sinal de "grande consideração" [kkk], o default é aperto de mão para todos! ;-)
    Mas é muito gostoso quando rola um abração!

    Esse é um cantor que tem um projeto muito bacana, ele tem feito parcerias com outros cantores de diversas nacionalidades e tem saido músicas lindíssimas! Vale conferir! E quanto a viagem, é um tempo bom e foi bacana estar com meu pai, um dia falo mais sobre isso. ;-)

    Abração para você

    ResponderExcluir
  6. Eu não ia falar nada, mas voltei... kkk
    Ao ler o título do teu post, me lembrei de uma música que eu gosto muito, ela já não é tão nova assim... mas eu a achava bacana...

    Não sei se você se lembra, With Arms Wide Open do Creed... http://www.youtube.com/watch?v=99j0zLuNhi8

    E adorei a música que você finalizou o teu post...

    Agora eu vou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que você é o Léo, ein! (rsrsrs) Abraço é tudo de bom! Não se pode ter moderação! É a melhor forma de aproximar, literalmente, as pessoas.

      Você sabe que eu fiquei confuso com os seus comentários sobre o “cantor”. Até eu perceber que você estava falando da música que você postou no seu blog, devo ter ficado com “cara de paisagem”. (rsrsrs) Depois entendi. E “Creed” é uma banda que eu gosto muito. Pena que estão meio parados desde 2009.

      Excluir