domingo, 11 de agosto de 2013

Meus tempos

Hoje, logo após o almoço, recebi uma ligação telefônica estranhíssima, da mãe dele! Depois que ele morreu, acho que essa é a terceira vez, em mais de 2 anos, que ela ligou. Aparentemente queria apenas saber como estou. Fomos totalmente formais. Perguntei de todos por lá, parece que tudo está na mesma. O pai dele um pouco doente, a irmã continua solteira e o irmão menor se casou. Será que ela queria falar outra coisa e eu, pela maneira fria com que a tratei, não dei espaço? Mas, não importa. Eles nunca esboçaram o menor gesto de carinho comigo, mesmo nos piores momentos. Sempre nos sentimos estranhos, uns aos outros, e não deve ser agora o tempo de nos aproximarmos. Isso jamais ocorrerá! Nem sinto a menor necessidade ou vontade disso.

**********

Eu preciso, urgentemente, arranjar alguma coisa pra fazer domingo à tarde! Vou ver se consigo trocar as tardes de domingo pelas das sextas, lá na empresa! Será que eles topariam? (rsrsrs) Brincadeira. Mas, eu me sinto perdido nessas horas. E, quando estou “de boa”, parece que sempre acontece alguma coisa pra me lembrar do passado. Pior que eu não gosto de sair sozinho pra ir ao cinema, ou mesmo fazer outro tipo de programa disponível aos domingos. Então, como já é (quase) de praxe, vou ouvir música, estatelado no sofá e... entro no meu baixo astral. E o meu dedo, pra escolher música, incrível, é um caso à parte! Não colabora um milímetro e lá vou eu me esfarelando ainda mais. Hoje o “culpado” (que pecado isso! esse cantor é um lindo!) foi o Brendan James.

**********

Se existe uma coisa boa nessa experiência de ter um blog é podermos conhecer pessoas bacanas e até fazer amizades. Pra mim isso tá sendo muito bom! E como diria um novo amigo que “ganhei” por aqui: dias melhores virão! Há que ter paciência. Espero muito que ele esteja certo. Deve estar, eu confio nele (rs). E, por falar nisso, vamos ver se eu já aprendi alguma coisa com ele. Em seus posts, depois de escrever lindamente (tá certo que eu não entendo nem 60% do que está ali   rsrsrs) ele sempre inclui algum texto bacana no final. Então, vou pedir a permissão dele pra incluir esse, que ele me mandou:

"... Às vezes tudo o que a gente precisa é de um pouco de paciência. As plantas crescem. No tempo delas, as plantas crescem. E não adianta amaldiçoar a pobre da planta para que ela cresça mais rápido, porque cada processo da natureza tem o seu próprio tempo. Você também tem. Respeite a sua velocidade. Respeite os seus sentimentos, respeite os seus tempos, respeite, sobretudo, o seu próprio processo de crescimento. E se ame. Imensamente...”

Será que ficou parecido com os posts dele? (rs) Ah, falta uma música. Vejam essa! Apesar de muito triste, é lindíssima!

Boa semana pra todos vocês!

24 comentários:

  1. Olá Adriano, pois é...tardes de domingo ou o domingo todo eu não aguento...rs....podemos acordar tarde, almoçar tarde, dormir a tarde e quando acordamos ainda está de dia....com horário de verão "melhora" muito...rsrsrsrs!
    Também estou gostando da experiência de ter um blog, a menos de 2 meses já troquei idéias maravilhosas;
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em horário de verão! De sexta e sábado é uma maravilha, no domingo um martírio! Pra essa “doença” que temos acho que só tem um remédio: quando casar, passa! (rsrsrs)

      Abração

      Excluir
  2. ah, se morássemos mais perto, poderia ir ao cinema com vc, seria um prazer poder te ajudar desse jeito. se minha receita servir para vc, passo meus domingos a tarde normalmente na internet, lendo blogs, escrevendo, conversando com os amigos através do FB, coisas desse tipo, talvez te ajude.
    sua antiga sogra talvez esteja demonstrando todo o carinho que ela consegue demonstrar não? convenhamos, quanto preconceito ela está superando para ligar para vc, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria muito de dar uns roles com você (rs). Acho que teríamos uns papos super agradáveis. Com relação à ex-sogra: depois que ficamos juntos, nem pra ele havia alguma forma de carinho. Pelo menos na minha frente.

      Abração

      Excluir
    2. ah, meu amigo, seria mesmo um prazer. sair e ficar conversando com vc seria muito agradável.

      um imenso abraço.

      Excluir
  3. Acho que de certa forma, sua ex sogra quer correr atrás do tempo perdido, acho que ela está com a consciência pesada sobre os fatos do passado...
    A propósito, desculpe a curiosidade, mas faz tempo que ele morreu, pois nao vi post relacionado a isso?
    Sinto muito pelo ocorrido.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, Ro! Se ela está com alguma forma de arrependimento, ela que vá se ver com Deus!

      Então, ele morreu dia 25 de maio de 2011. Eu ainda não tive coragem de contar tudo. Tem uns “pedaços” em alguns posts... e tem o primeiro, né.

      Abração

      Excluir
  4. Tio Adriano essa música não, por favor. Acho que vou montar uma playlist happy sunday para você. Ah se eu fosse você, em um domingão como esse, sozinho em casa, ligava o som no máximo e dançava pelado na casa viva la vida loca, até os vizinhos chamarem a polícia hehe. Brincadeiras a parte meus domingos são bem monótonos, eu literalmente rezo pra chegar segunda.
    Rapaz acho que você deveria ter sido um pouco mais atencioso com sua ex-sogra. Por que você não tenta retribuir o favor depois dando uma ligadinha pra ela, marcar um encontro, falar sobre essa pessoa em comum que vocês tiveram em suas vidas e tentar resolver as coisas. Sinceramente algo me diz que é isso que ela quer. Promete que vai pensar no assunto, não é? Boa semanada pra você e forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cocada, meu sobrinho (rsrsrs) e você acha que isso faz meu estilo, é?! E quanto à playlist, desde que não me apareça com Lady Gaga, Madonna, Beyoncé e congêneres, aceito! Inclusive se você quiser passar umas férias com o tio, eu posso te ensinar algumas coisinhas bem “instrutivas”! (kkkkkkk)

      Abração

      Excluir
  5. Acredito que, mesmo atrasados, certos arrependimentos sempre surgem. Sua ex sogra pode estar pensando em todo o tempo em que deixou de conviver com o filho, por razões que agora podem parecer muito pequenas. O tempo passa, a idade avança, e o que se perdeu não volta. O valor das pessoas deva ser reconhecido enquanto estão entre nós, depois resta só conviver com a dor da culpa.

    ResponderExcluir
  6. Completando: Acho correto vc não se permitir ser um instrumento para que ela se sinta melhor com ela mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o único que me entende! Se depender de mim, ela vai viver com a culpa de não ter sido uma boa mãe. Eu nunca me importei em ter uma “boa sogra”, mas mãe era dever dela, né!

      Abração

      Excluir
  7. Sobre a mãe e a família, se tiverem algo a dizer, que digam. E você, ouça. Pode ser algo importante para te ajudar nesse processo. E quiserem dizer algo, eu daria a eles uma chance: meu ouvido por alguns instantes. Nunca esboçaram um gesto de carinho, mas algo neles pode tê-los feito ver as coisas de outro modo. Ouvir não lhe fará mal, ou fará?

    Minha sugestão para domingos à tarde é exótica e sei que não cabe na sua vida, mas vou dar assim mesmo. Arranje um trabalho voluntário, qualquer um em que tenha que doar de si algo a quem está precisando, seja conversar com velhilho, dar atenção a crianças. Pode nos trazer tanto prazer, e mostrar-nos uma dimensão da vida e de nós mesmos que nos surpreende muito positivamente. A visão da vida e da nossa vida em particular muda muito, pra melhor.

    Respeitar-se, fundamental! Nem tudo passa, as coisas mais verdadeiras e mais profundas são atenuadas, viram uma luz na vida da gente, mas desaparecer, felizmente, não! Aliás, é o que as distingue de tudo o mais, é o que nos mostra que um dia vivemos algo que valeu muito a pena, e nos ajuda a continuar vendo que a vida sempre vale muito a pena!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, meu querido, eu até já pensei nesse lance de trabalho voluntário, mas eu me sinto tão incapaz pra essas coisas! Pra mim sempre foi muito complicado “me abrir” para pessoas que eu não conheço. E acredito que, pra qualquer forma de trabalho nesse estilo, o fundamental é a pessoa ser do tipo que se relaciona com facilidade. Eu não sou assim. Até pra reuniões com amigos, eu sempre prefiro poucas pessoas. Eu não me sinto à vontade com muita gente. Vou ter que pensar em outra alternativa.

      Abração

      Excluir
    2. Meu caro, eu também pensava assim, e ainda penso para algumas atividades. Mas a gente se surpreende. E a gente vai ouvir mais do que falar, aceitar mais do que ser aceito. Seu comentário me leva a pensar, uma vez mais, que quem mais lucra com o trabalho (sobre o qual estamos falando) é o trabalhador mesmo.
      E depois, pra começar, você pode se doar de muitas formas, não necessariamente indo ouvir ou conversar, se expor, trocar confidências. Pela sua experiência profissional, acho que você poderia, por exemplo, ajudar na administração, dar dicas, colaborar de outras formas...
      Mas isso é só uma troca de ideias, meu caro. Longe de mim querer dar receitas. Porque, infelizmente, não as tenho!
      Abração

      Excluir
    3. deixa eu me meter aqui? escrever no blog tb é trabalho voluntário, contar tua estória faz com que outras pessoas conheçam que essa realidade é possível. imagina um menino gay que não conhece ninguém e se depara com seu blog e descobre que pode ter uma casamento de anos, amar e ser amado? imagina como isso pode fazer bem a ele... seja um modelo, Adriano, para as novas gerações.

      Excluir
  8. Sempre fico buscando novas histórias na net e encontrei este seu blog e já me derramei em lágrimas com alguns dos seus momentos. A história de amor que você viveu, os momentos difíceis você aguentou uma barra e ainda está, mas continue escrevendo você mostra aqui neste espaço como especial você é. Estou te desejando todo carinho e energia boa que você merece.
    Uma vez ouvi que temos um amor especial na vida e este amor mesmo que a vida nos separe de uma forma ou de outra ele sempre existirá para toda a eternidade. Você tem este amor, sua vida seguirá, irá um dia aparecer outras pessoas, um outro sentimento, um outro amor mas não será igual ao amor especial que você viveu e que está na sua história.
    Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rhader, tudo bem? Obrigado pela visita, pelas suas palavras tão generosas. Depois vou dar uma chegada no seu blog pra melhor te conhecer. Tenho certeza que irei gostar muito.

      Abraços

      Excluir
  9. Tentei alinhavar algumas palavras, mas, depois, invariavelmente, dei por mim a concluir que, todas elas, mais não fariam do que repetir aquelas que já aqui estão. Talvez com mais ou menos substantivos, um ou outro adjectivo, mas, no essencial, iria acabar por repetir as ideias. Os propósitos!...

    A paciência, com efeito, é bem capaz de funcionar como o hipotético caudal de uma espécie de tranquilidade capaz de lavar as marcas da solidão. Como, porém, sugerir o recurso à paciência, quando ela mesma tem necessidade de se espraiar pelos calendários?!... Poderia argumentar que o tempo não passa de uma ilusão e, todavia, reconheço que me estaria iludindo. O vazio não ajuda a superar o desencanto.

    Há, sobretudo, que não desistir de ser aquilo que se é. Ousar enfrentar os obstáculos do caminho, até que as palavras se transformem na própria matéria de um sorriso. Fazê-lo é, quase sempre, uma tarefa solitária, mas a solidão - ainda que pesada - não pode, não deve, superar a vontade.

    Pensei sugerir-lhe uma música, mas, se calhar, todas aquelas de que me lembrei, continuariam a deixá-lo estatelado no sofá e, essa não é a minha ideia. Acredito que você já conhece esta cuja audição lhe proponho. Escute-a apenas e aprecie as expressões de todos os intervenientes.

    http://www.youtube.com/watch?v=bG5nsvrP5l4&list=PLz3w6XEFkEeWyvsPOB-ER4tJaVeCW_1ns&index=110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Nem sei o que dizer! Adoro o Caetano e essa música em particular. Deixa eu te contar uma coisa: fui espiar os seus blogs. Pelo que vi, vai ser necessária uma leitura atenta, pois tudo é muito denso por lá. Agora, quando vi aquele onde você fala sobre Tim Buckley... meu Deus! Vai ser meu deleite nos próximos dias! Maravilhoso!

      Abraços

      Excluir
  10. Acompanho seus coments nos blogs de amigos mas nunca havia me aventurado por aqui ... Hoje, lendo seu coment musical no blog do Bruno [meu amigo e mais q irmão aqui das Minas Gerais] eu ri muito com vc ... OMG! Aí pensei é hoje q vou conhecer o Adriano e aqui estou ... viajei por vários de seus escritos e não pude deixar de me emocionar com muitas de suas emoções e vivências ... escolhi este post para me apresentar e dizer que, certos pontos q li aqui muito me tocaram ... sou casado a 38, quase 39 anos, e me dou extremamente bem com a família dele, principalmente com minha sogrinha q amo ... ele da mesma forma se dá muito bem com a minha ... nossa relação de há muito é explícita para família e amigos ... tentei me imaginar na sua situação e me senti extremamente tenso ... como deve ser difícil para vc ainda mais depois de viver o q vc viveu ...

    Beijão querido [desculpe se estou sendo abusado] ... linkando e seguindo para não te perder de vista ...

    ResponderExcluir
  11. Temos em comum o amigo que deixa mensagens no final dos posts. É um dos melhores, entre 5, ele é eleito. E essa mensagem acima, eu já li e ouvi dele varias vezes.

    No domingo??? Se achar uma solução para o seu, me dê a receita, please... rsrsr e quanto a ex-sogra, também acho que ouvir não lhe custará nada. Como diz o amigo, o nosso tempo não é o mesmo tempo dos outros, então, o dela chegou agora. Se vc pode ajudar.... porque não?

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Arrependimentos tardios pra mim são gentilezas atrasadas: não surtem o efeito que deveriam surtir pq já passou o tempo...

    ResponderExcluir
  13. Lendo várias coisas desde o começo, feito o Leão fez, pra não tentar "ficar na janelinha" sem saber de nada.

    Sim, Lateenha é supimpa, rsrs.

    Muito bacanas, sinceros, os seus textos. Gostei deveras. Daqui pra frente, devagar, tudo a seu tempo, espero me incluir entre esta tua turminha de amigos. Prazer!

    ResponderExcluir