sábado, 17 de agosto de 2013

Planejar é preciso, embora não seja preciso

Semana de revisão dos planos da empresa. Só por curiosidade (se é que alguém se interessa  rsrsrs): começamos revisando as metas para 5 anos. São as diretrizes de longo prazo. Depois começamos a “descer” e passamos a revisar as metas de médio prazo (2 e 3 anos). Quando o processo está completo, então iniciamos o planejamento propriamente dito (o Orçamento Anual para o ano seguinte, no caso, 2014) e nessa fase os detalhes passam a ser relevantes. Conseguem entender?

É tão interessante e vital para uma empresa todo esse processo que algumas vezes (inclusive essa semana mesmo) chego a me indagar se não deveríamos agir assim também em nossas vidas particulares. Não obviamente com toda essa metodologia tão sofisticada, mas sim em termos de proposta conceitual. O interessante num planejamento é que não se deve priorizar a “adivinhação” do futuro, prever o que irá acontecer. Lidamos com expectativas sempre. Então o que é fundamental é estarmos preparados para poder enfrentar grandes grupos de possibilidades de cenários. Em nossas vidas creio que não é diferente.

Pense um pouco: o que eu quero pra daqui a 5 anos? Daí eu faço uma “listinha” (rsrsrs). Então eu me pergunto: o que eu devo fazer pra alcançar esses objetivos? Outra lista. Tudo bem geral. E vou repetindo a pergunta para prazos mais curtos, até chegar ao próximo ano. Pode ser apenas um exercício mental, sem nada “formal”. Sabe que eu andei pensando nisso?! Um prodígio pra mim. Faz muito tempo que, no meu caso, funcionava a máxima “em casa de ferreiro, espeto...” (rsrsrs) Será que isso significa alguma coisa? Acho que sim.

Acabei de chegar de uma festinha em comemoração do aniversário de um amigo meu. Não bebi, tá certo! Porque eu estava com meu carro e não tinha ninguém que pudesse servir como meu motorista. Vai que algum de vocês possa imaginar que esse post é efeito de umas bebidinhas a mais, né!

PS: Notaram a ideia fundamental, que está escrita no título do post?


13 comentários:

  1. Quando comecei a ler seu post imaginei isto mesmo: Esta programação em nossa vida pessoal...rs
    Isto é muito importante pois nos organizamos de acordo com as metas que pretendemos alcançar!
    Super abraço e tenha um ótimo final de semana =)

    ResponderExcluir
  2. Admiro que consiga se planeja a médio e longo prazo. Por vezes sequer consigo me planejar para o dia seguinte imagine para os próximos anos. Eu tenho sim sonhos e planos para anos futuros mas não consigo, ainda, determinar quando vou conquistá-lo. Acho que isso se deve ao fato de eu estar desempregado e sem dinheiro, ai fica muito difícil planejar algo, não é tio economista? hehe!
    Olha você pode até querer me bater mas acredito que estimar é só mais um sinônimo "bunitinho" para adivinhar.
    Mas o título ficou bacana hein, realmente resume bem o post.
    Abraços e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha minha vida toda planejada até o doutorado. Eu estaria agora com 32 anos casado, professor de uma universidade, morando bem longe de Natal, mas tudo implodiu na minha frente. Voltei para Natal, ainda mais sozinho do que era quando fiz esses planos aos 17 anos e ganhando 900 reais por mês, menos do que ganhava quando era apenas graduado. Tudo implodiu. Agora eu simplesmente não consigo nem mais me ver daqui há um ano, juro!, não consigo imaginar nada que eu gostaria de ter, gostaria de fazer, gostaria de conseguir, para me organizar. Onde eu me vejo daqui há 5 anos? Exatamente no mesmo lugar! E dando graças a Deus se eu conseguir me manter pelo menos neste lugar em que eu estou.

    ResponderExcluir
  4. Falando para todos: em geral a maioria das pessoas tem dificuldade em planejar a sua vida. É verdade que muitos até fazem isso, mesmo não se dando conta. De alguma forma, até inconsciente, fazemos algum tipo de plano. Mesmo que seja para o dia, uma sequência de tarefas, enfim, apenas não percebemos que isso significa planejar.

    Talvez as pessoas, como o Foxx, por exemplo (é apenas um exemplo, não saberia dizer se na realidade é assim) pensem que planejar é se colocar metas e objetivos grandiosos. Até pode ser, mas pra mim qualquer meta tá valendo. Outra coisa importante: mais do que acertar/atingir por completo a meta, o planejamento serve como guia de ação. E é esse guia que nos impulsiona na vida. Podemos não conseguir atingir a meta (isso acontece com mais frequência do que atingir), mas, planejando, continuamos “andando”. Entendem?

    Falando diretamente ao Foxx: possivelmente esse “vazio” em que você situa a sua vida se deva justamente pela falta de planos. Usando o que você mesmo descreveu acima, eu diria que você alcançou algumas metas, afinal você tem o seu doutorado. Entendo que você tinha metas ambiciosas no “seu conjunto” (estar casado, morando longe de Natal, ser professor universitário). E, aparentemente, se hoje você estivesse casado (bem casado, né, porque se fosse mal, se sentiria muito pior) o seu sentimento interno seria bem outro. Que tal começar com metas “menores” para o próximo ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Adriano...
      metas menores como assim? pagar minhas contas? ter o aluguel do próximo mês? essas valem? bem, estas são as minhas únicas metas que proponho para mim hoje em dia, pelo simples fato que eu não olho mais para o futuro e penso "aonde quero estar" ou "o que quero fazer?", estou sendo bem sincero com vc. Não penso em viajar por exemplo, não desejo comprar nada, não tenho a menor vontade de mudar o lugar onde eu estou agora.
      Será que vc entende?
      Mas pensando bem... existe uma meta, sim, de fato, pensando agora eu planejo parar de sofrer. Aceitar o lugar que eu estou financeira e emocionalmente e não sofrer. É o que planejo de fato para mim daqui a 5 anos: estar exatamente aonde eu estou agora, parado, sentado neste exato lugar, somente espero não ter mais nenhuma dor dentro de mim. Espero conseguir isso de alguma forma.
      E sim, é ridículo, mas se eu tivesse conhecido alguém que estivesse do meu lado eu pensaria que algo deu certo, que algo funcionou, que valia a pena ainda fazer os planos e correr atrás deles, mas como nenhum dos planos sequer se esboçou por mais que eu tentasse, por mais que eu tenha largado tudo o que eu já tinha para correr atrás deles (afinal perdi todos os meus amigos e larguei um emprego público), acho que ficar insistindo em qualquer um deles é muita perda de tempo.

      Excluir
    2. “Parar de sofrer”, sem dúvida uma excelente meta pra 2014! E, tenho certeza, como você é muito inteligente, sabe até como criar submetas que venham reforçar/facilitar que você alcance essa. Você pode pensar: o que te faz sofrer? Exemplo: se cada vez que você se interessa por alguém que, de antemão, você já sabe que não vai dar certo (como todos esses últimos casos que você contou pra gente), estabeleça como meta não se aproximar deles.

      Com toda a sinceridade, à medida que você se afastar de todas as situações e pessoas que te fazem sofrer (e, convenhamos, essa não é uma meta difícil!), boa parte do seu sofrimento deixará de existir. E por que você não tenta criar um plano mental como esse? Você acha difícil? Não seria bom se questionar sobre isso?

      Veja que eu não estou colocando, a curto prazo, uma meta tipo “Encontrar alguém que me queira como sou”. Essa, talvez, mais para o médio prazo. Você não tem mais paciência para o médio prazo? Tente descobrir por que! Isso não é receita de bolo. É apenas um esboço “para a ação”, que é o que vai fazer a diferença, né.

      Abração

      Excluir
  5. Bem, gostei do seu convite à reflexão.

    Fazendo uma analogia algo tosca, se eu fosse uma empresa, já teria ido à falência! Seria um botequim que só se preocupa em encerrar as contas do mês, atender a freguesia do dia, incapaz de planejar quantas coxinhas ou quantas pingas vai vender amanhã.
    Ou seja, nunca fui capaz de planejar absolutamente nada. Administrar o dia-a-dia sempre já me foi muito difícil, quanto mais pensar no amanhã.
    Necessário eu não diria, porque sobrevive-se sem, mas é, sim, desejável, positivo, planejar e, mais ainda, ser capaz de implementar as coisas planejadas, desejadas, sem nunca perder a poesia de lidar com os imprevistos, até mesmo deixar que eles aconteçam, pois são as essas coisas que mais nos enriquecem na vida. Ser capaz, enfim, de empreender uma viagem diária consigo mesmo, mesmo navegando sem saber que rumo exato o vento dará à sua embarcação. Muito planejamento também acaba nos engessando, talvez...
    Enfim, admiro que consegue. Eu nunca consegui!
    Mas tenho desejos e trabalho diariamente nisso: superar minhas dificuldades, conhecer-me, superar meus medos, ser feliz, ou pelo menos entender o que ainda me impede de sê-lo... Se isso é planejar, sim, eu tenho planejamento.
    Mas, como bem sei, se fosse uma empresa, isso seria muito pouco!
    Mas pra quem se conforma e gosta do próprio botequim, se compraz com a freguesia que tem, em dar oi pra dona Maria que passa todos os dias na minha porta, dar alô pro seu João quem vem tomar sua pinga... vou levando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, o que você descreveu se chama “planejamento intuitivo”! Costuma ser tão ou mais eficaz que um planejamento “formal”. Eu penso que o tamanho do tempo em que projetamos nossas metas é o que menos importa. Cinco, três anos, um ano, um semestre, um mês... um dia de cada vez. Não ter planos faz com que a gente nem se levante da cama. E você, acho que não é assim.

      Abração

      Excluir
  6. Faz muito tempo que, no meu caso, funcionava a máxima “em casa de ferreiro, espeto...” (rsrsrs) Será que isso significa alguma coisa?

    estou aqui a refletir profundamente sobre isto ... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a menor ideia sobre o que é sua reflexão! (rs)

      Excluir
  7. Tinha escrito um coment aqui. Vi agora que ele não foi publicado. Meu celular não esta me ajudando...affff... Vou tentar noutro post. Mas,

    Entendi o titulo... e, planejamentos são realmente imprecisos, mas é preciso planejar..e viver, muito mais.

    Um brinde a isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Para atingir bons resultados, seja profissional, pessoal é sempre bom planejar.
    Esse planejamentos propostos por empresas chega uma hora que é desgastante, pois algumas vezes vem acompanhado de mudanças...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. E quando se tem que mudar todos os planos, de repente? Estou nessa vibe...

    ResponderExcluir